O processo de elaboração do Plano Diretor Participativo do Município de Dianópolis-TO será coordenado pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Urbanismo, assessorada pelo Instituto de Atenção às Cidades (IAC), vinculado à Universidade Federal do Tocantins (UFT), por intermédio de sua Fundação de Apoio, a FAPTO.

Humberto Xavier de Araújo – Coordenador Geral do Convênio

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto da Amazônia (2005), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Tocantins UFPA (2007), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2012) e pós-Doutorado pela mesma Instituição. Atuou como coordenador geral do Plano Diretor Participativo de Paraíso do Tocantins (2018) e Redenção-PA (2021), coordenou o Plano de Mobilidade Urbana de Paraíso do Tocantins (2020), gerente de projeto do Cadastro Territorial e Planta Genérica de Valores de Paraíso do Tocantins (2018) e Pedro Afonso (2019). Atualmente é Professor Associado da UFT no curso de Engenharia Elétrica, Pós-graduação em Modelagem Computacional de Sistemas e Diretor de Energia do Instituto de Atenção às Cidades – IAC/UFT.

Pedro Igor Galvão Gomes – Coordenador Técnico

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Tocantins (2020), com larga experiência profissional em Sistemas de Informações Geográficas. Desenvolveu pesquisa relacionada a regionalização no planejamento urbano de Palmas-TO a partir das bacias hidrográficas. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente da UFT. Atuou no “Cadastro Territorial de Pedro Afonso” (2019), “Planta Genérica de Valores de Pedro Afonso” (2019), “Plano Diretor Participativo de Paraíso do Tocantins” (2018), no “Plano de Mobilidade Sustentável de Paraíso do Tocantins” (2020) e Redenção-PA (2022).

Renato Silva Reis – Especialista em Ordenamento Territorial

Arquiteto e Urbanista pela UFT (2016). Mestre em Geografia pela UFT (2019). Desenvolveu como linha de pesquisa estudos sobre o processo de produção do espaço urbano na região sul de Paraíso do Tocantins (PEU Paraíso – Projeto de Estruturação Urbana na Região Sul de Paraíso do Tocantins). Atua principalmente na habitação social, planejamento urbano e conforto ambiental. Atuou como Coordenador Técnico no projeto “Cadastro Territorial e Planta Genérica de Valores de Paraíso do Tocantins” (2018) e “Cadastro Territorial e Planta Genérica de Valores de Pedro Afonso” (2019), como Especialista em Infraestrutura Urbana no “Plano Diretor Participativo de Paraíso do Tocantins” (2018), Especialista no Plano de Mobilidade Urbana de Paraíso do Tocantins (2020) e Coordenador Técnico do Plano Diretor de Redenção-PA (2022).

Felipe de Azevedo Marques – Gerente de Projeto

Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa – UFV (2004) e mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola pela UFV (2006, 2010) na área de Recursos Hídricos e Ambientais. Hidrólogo e Especialista GIS com foco no Planejamento e Gestão Integrada de Recursos Hídricos.  Coordenador geral do Sistema de Apoio à Decisão para Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hídricos (SAD-Outorga) em 2013. Coordenador geral do Plano da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (2015). Coordenador geral da Gestão de Alto Nível na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso (2017). Coordenador geral do Cadastro Territorial e Planta Genérica de Valores de Paraíso do Tocantins (2017). Coordenador Geral do Cadastro Territorial e Planta de Valores de Pedro Afonso (2019).

Sarah Afonso Rodovalho – Especialista em Ordenamento Territorial e Legislação Urbana

Arquiteta e Urbanista pela UFT. Mestre e Doutora em Desenvolvimento Regional pela UFT. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT. Integrou a equipe de elaboração de Planos Diretores em Angola e da Política de Habitação e do PLHIS de Palmas. Atua principalmente na habitação social, planejamento urbano, acessibilidade, mobilidade e conforto ambiental. Atuou na equipe de elaboração do Plano Diretor de Paraíso do Tocantins (2018) e Plano Diretor de Redenção-PA (2022).

Lílian dos Santos Fontes P. Bracarense  – Especialista em Mobilidade Urbana

Engenheira Civil pela UFMG (2010). Doutora em Transportes pela Universidade de Brasília (2017). Mestre em Engenharia de Transportes na área de logística urbana pela UFMG (2013). Coordenou os projetos de estudos em mobilidade urbana para os Planos Diretores Regionais do Município de Belo Horizonte (2011 a 2012), Plano de Mobilidade de Tiradentes, MG (2011 a 2012), Estudos de impacto de Vizinhança para Operações Urbanas em Belo Horizonte (2012 a 2013), Estudos de demanda para o planejamento de transporte intermunicipal na Bahia e Pernambuco (2012 a 2013), Plano de Mobilidade Urbana de Paraíso do Tocantins (2020) além de ser responsável pelos estudos de mobilidade urbana na elaboração dos Planos Diretores de Paraíso do Tocantins (2018) e de Redenção-PA (2022). Atualmente é professora adjunta do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins. Desenvolve pesquisas também nas áreas de logística urbana e Engenharia Territorial.

Ana Jéssica Freire Monteiro – Especialista em Infraestrutura e Saneamento Ambiental

Engenheira Civil pela UFT (2021). Especialista em Infraestrutura e Saneamento Ambiental. Desenvolve pesquisa em elaboração de matriz origem-destino do transporte público de Palmas-TO e utilização de Sistemas Inteligentes de Transportes. Atua principalmente na mobilidade urbana, trânsito e transportes, além de redes de infraestrutura urbana e saneamento. Atuou no “Plano Diretor Participativo de Paraíso do Tocantins” (2018) e Redenção-PA (2022).

Nailson Martins Dantas Landim – Especialista em Tecnologia

Tecnólogo em Sistemas para Internet pelo Instituto Federal de Ensino Ciência e Tecnologia do Tocantins – IF/TO (2014), Mestre em Modelagem Computacional da Universidade Federal do Tocantins – UFT (2021), com foco em Internet das Coisas, Engenharia de Software e Inteligência Artificial. Possui experiência no desenvolvimento e manutenção de aplicações Web de larga escala, tendo atuado profissionalmente no Brasil e na Argentina. Atua principalmente no desenvolvimento de software para: Web, Sistemas Embarcados e Inteligência Artificial.

Jaasiel Nascimento Lima – Especialista em Desenvolvimento Econômico

Graduado em ciências econômicas e ciências contábeis, possui especialização em gestão pública, agente de inovação tecnológica (Agintec) e strictu sensu em Gestão de Políticas Públicas.Trabalhou na secretaria de planejamento do Estado do Tocantins na diretoria de planejamento, foi coordenador de orçamento da UFT, diretor de contabilidade e finanças (UFT) e pró-reitor de administração e finanças (PROAD) com experiência em Business Inteligence, análise de dados.

Ítalo Schelive Correia – Especialista em Estruturação Urbana e Leitura Comunitária

Possui formação em Técnico em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), graduação em Agronomia pela Faculdade Católica do Tocantins (UniCatólica) e em Direito pela mesma IES. É pós-graduado “lato sensu” em Docência na Educação Superior pelo Centro Universitário Claretiano (UniClaretiano) e Pós-graduado “stricto sensu” em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É docente e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Câmpus Dianópolis/TO, e é membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da mesma instituição. Atualmente pesquisa sobre conflitos territoriais e ambientais com ênfase em Unidades de Conservação. Tem interesse nas áreas: Ordenamento Territorial, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional.